Saúde por meio do seu olfato

Descubra esta conexão interna surpreendente.

ARTIGOS JORNAL GAZETA

Aline Maliuk

1/1/20252 min read

Ilustração de um cérebro evidenciando osentido do olfato e sua ligação com o cérebro e memória senso
Ilustração de um cérebro evidenciando osentido do olfato e sua ligação com o cérebro e memória senso

Curioso? Diferente? Estranho? Calma!

Saber que existem formas de tratamento que utilizam o sentido do olfato como via de administração pode ser algo novo para você e sim compreendo isso, afinal são dez anos que atuo nesta área e uma dúvida que muito respondo é essa: como funciona? Inicialmente é bom entender porque tal tratamento é tão eficiente quando se fala em saúde mental e emocional.

A nossa experiência olfativa começa a se desenvolver em torno do início do terceiro mês de gestação quando ainda estávamos no útero da nossa mãe e éramos menores do que o tamanho de uma laranja e por volta da 17ª semana nossos receptores de odor já estavam desenvolvidos e assim já sentíamos cheiro e sabor do líquido amniótico e isso fala muito da nossa vida enquanto crianças e hoje, adultos.

Tanto que uma queixa comum de pessoas que perdem o olfato é a ausência do prazer de comer - estas pessoas executam esta atividade porque sabe que é necessário para sobrevivência, mas não há prazer. Mas o que tem haver isso com o tratamento usando o olfato?

Ao saber da sua história e necessidades de cuidado um aromaterapeuta ou psicoaromaterapeuta com prática clínica (estes são os profissionais específicos desta área do conhecimento no campo de cuidados olfativos) apresentará alguns princípios ativos naturais concentrados que podem ser óleos essenciais ou outra forma de uso deles e então por meio da respiração controlada e ajustada para a finalidade terapêutica esses princípios ativos são inalados e chegam às estruturas específicas do nosso cérebro emocional - o sistema límbico - é como se lá fosse a central de comando e de armazenamentos dos nossos sentido em especial o olfato e assim por meio destes estímulos olfativos é possível controlar, aumentar ou mesmo diminuir a ação de neurotransmissores ou mesmo induzir um estado de relaxamento profundo, controlar a ansiedade; ativar o foco, concentração, o sistema imunológico entre muitas outras possibilidades de cuidado e questões e emocionais.

É possível também ressignificar traumas de infância, criar novos comportamentos, hábitos, diminuir compulsões e ter um sono de melhor qualidade. Assim sendo, você fortalece a sua saúde de forma integral por meio do olfato que além de ser uma forma de cuidado não invasiva é de alta eficiência e desperta nossa memória e sentidos. Além de que por meio do olfato decididamente você pode ter um caminho mais leve, feliz e saudável. Ficou curioso e quer saber mais?

Este artigo foi publicado no Jornal Gazeta do Sul – RS em08/01/2025