Saúde Mental, Olfato e a NR 01

A relação entre Saúde Mental, Olfato e a NR 01

Aline Maliuk

4/24/20252 min read

Sala de reuniões com diferentes pessoas e seus sonhos sendo impactados pela aromaterapia corporativa
Sala de reuniões com diferentes pessoas e seus sonhos sendo impactados pela aromaterapia corporativa

A saúde mental é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque nas conversas cotidianas e se tornado uma prioridade crescente no contexto empresarial, fazendo com que as empresas implantem estratégias para apoiar o bem-estar emocional de seus colaboradores. Além de práticas já conhecidas, como a promoção de um ambiente seguro e saudável, existe uma ferramenta poderosa, muitas vezes negligenciada, que pode fazer toda a diferença: o olfato.

A NR 01 tem como objetivo assegurar que as condições de trabalho sejam adequadas para a manutenção da saúde física e mental dos colaboradores. Afinal, um ambiente de trabalho saudável não se limita a garantir a ausência de riscos físicos; ele deve também proporcionar um espaço que minimize o estresse e estimule o bem-estar psicológico.

É evidente que há uma conotação um tanto quanto relativa quando se fala sobre a “percepção” de bem estar por parte do colaborador. Logo o quê as empresas precisam fazer é criar estratégias que comprovem que estão sim investindo na promoção da saúde mental, se precavendo de eventuais acusações aleatórias.

É aí que entra o olfato, um sentido poderoso que pode influenciar diretamente a saúde mental e emocional. O olfato está intimamente ligado a estruturas do cérebro, responsáveis pelas emoções, ações e reações da pessoa. A combinação certa e estratégica de aromas junto com um objetivo claro e suas funções psicoativas pode criar um espaço mais agradável e contribui para um clima organizacional mais saudável - melhorando o humor, reduzindo a ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar e reequilibrando as pessoas de forma integral, promovendo assim uma atmosfera mais tranquila e produtiva de forma intencional.

O olfato pode ser uma ferramenta poderosa para criar um ambiente mais equilibrado e menos sobrecarregado atuando de forma integral nos pilares físico, mental e emocional.

A incorporação de aromas naturais no dia a dia do trabalho não precisa ser uma mudança radical. Mas o importante é que as empresas reconheçam a conexão existente entre a saúde mental, olfato e a NR 01 como um caminho natural para o bem-estar dentro das instituições e desenvolvam projetos olfativos sustentáveis que fortaleçam seus valores ao mesmo tempo em que atuam como precaução por parte das empresas evitando multas e outros tipos possíveis de sanções.

Um colaborador que se sente bem e emocionalmente equilibrado e valorizado, certamente será mais produtivo e engajado. Quer saber mais sobre Projetos Olfativos Estratégicos e Sustentáveis? Entre em contato com a redação.