Desodorante natural na promoção dasaúde integral

DESODORANTE NATURAL ansiolítico pele e emoções.

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Aline Maliuk

3/23/20224 min read

Desodorante natural Mirke e Aline Maliuk
Desodorante natural Mirke e Aline Maliuk

Desodorantes são produtos cosméticos que desde há muito tempo faz parte da rotina higiênica da sociedade humana. Com o passar do tempo o uso de componentes antitranspirantes sintéticos vem alterando a qualidade de vida de pessoas que passam a apresentar sintomas derivados do uso destes produtos.

O objetivo deste relato é abordar como estes sintomas podem ser controlados e resolvidos a partir do uso de desodorantes naturais. A METODOLOGIA empregada foi desenvolver uma solução natural que desse suporte aos casos de alergias, inflamação, vermelhidão nas axilas, coceira, irritação de pele, mau cheiro e suor execessivo.

Para este trabalho coletei dados de seis clientes com diferentes faixas etárias (sendo o mais novo com 11 anos e a mais velha com 60 anos). Esses clientes que já utilizam o desodorante natural em média de 2 a 4 anos consecutivos, cujo progresso vem sendo acompanhado periodicamente. É bem sabido que os desodorantes convencionais possuem em suas formulações substâncias como ftalatos, petrolatos além de sais de alumínio que atuam introduzindo essas substâncias nos acessos aos condutos das glândulas sudoríparas, no caso dos desodorantes antitranspirantes.

É importante sinalizar aqui uma diferença: a finalidade dos desodorantes como o próprio nome sugere é eliminar o odor. Já os antitranspirantes são inibidores da transpiração e tem por objetivo manter o corpo seco. Assim sendo nem todos os desodorantes são antitranspirante, mas a maioria dos antitranspirantes tem ação desodorante. Em ambos os casos a ação destes produtos estão em desarmonia com os mecanismos do corpo, a saber:

(1) o corpo utiliza a pele para eliminar toxinas

(2) nossa pele possui uma cobertura chamada de manto hidrolipídico (ou manto ácido) que entre outros componentes conta com uma flora microbiana (que é normal e necessária).

(3) nosso suor é resultado também das nossas funções hormonais, da nossa alimentação, da ingesta hídrica entre outros fatores.

Por exemplo, pessoas que ingerem mais embutidos, carnes vermelhas, produtos industrializados, alimentos muito doces e gordurosos e condimentos tendem a ter um suor mais forte em cheiro, estando todos estes resquícios presentes no suor.

Nesse contexto seria um dano à saúde como um todo usar um desodorante antitranspirante ou um desodorante para controlar o mal cheiro. Os resultados serão mínimos e ineficientes neste contexto. Porque estes pontos estão sendo ressaltados? Porque tudo isso foi levado em consideração ao se selecionar óleos essenciais que comporiam a sinergia do desodorante natural desenvolvido.

Foram selecionados sete óleos essenciais com funções comuns entre si como cipreste, lemongrass, hortelã pimenta, melaleuca e outros que convergem na questão de serem anti-inflamatórios, antifúngicos, antisépticos e alguns outros com funções particulares como reguladores hormonais masculinos e femininos (a questão hormonal quando em desordem por si só já gera um suor mais intenso), ação regeneradora e protetra da pele. Tudo que se passa sobre a pele ela absorve e lança estes princípios ativos na corrente sanguínia, neste caso por ser um desodorante natural ao se ter esta absorção os princípios ativos ficam, igualmente, circulando pela corrente sanguínea agindo também sobre as emoções pela ação farmacodinâmica que os óleos essenciam representam ao entrarem em contato com nossos sistemas internos; fornecendo um detox do corpo, acalmando pele e emoções ao mesmo tempo e uma característica comum aos óleos essenciais é que eles são adaptogênicos, ou seja, se adaptam e se ajustam às necessidades de cada organismo regulando o que é necessário para cada pessoa.

CONCLUSÃO: Este produto desodorante está a 5 anos no mercado “transformando vidas”, sendo a expressão que as pessoas mais usam para se referir aos efeitos do desodorante. Lizana, 40 anos, atleta (jogadora de volêi) muito sofria com odores desagradáveis e execesso de suor, chegando a passar vergonha, segundo seu depoimento, ela se diz “totalmente dependentes do desodorante que eliminou todos seus desconfortos”. Os Srs. Roberto e Airton dizem que “o desodorante mudou completamente minha vida”, Murilo de 11 anos, em pleno início de mudança hormonal também diz não ter mais “cheiro de asa”, ou seja, o famoso cecê (cheiro de corpo.

A Srª. Eleni com 67 anos diz ter se sentido mais calma e ter dormido melhor depois de uma semana de uso. Estes são alguns relatos relacionados à ação terapêutica percebida in loco pelas pessoas sobre o uso de desodorante natural. As maiores observações estão voltadas ao

(1) cheiro

(2) volume de suor

(3) coceiras e irritação de pele que agora são inexistentes após o uso do desodorante natural.

Uns se referem ao desodorante como “milagroso” e “melhora fantástica”.

Acompanhar estes resultados só confirma que quanto mais nos distanciamos da natureza em nome da praticidade mais o corpo reclama com sintomas e sinais que requerem cuidados que busquem um olhar mais integrativo, por inteiro não apenas por partes e neste contexto a ciência da aromaterapia pela abordagem clínica junto à cosmética natural são perfeitas aliadas neste resgate à saúde integral.