Conexão Entre Saúde Mental, Olfato e o Poder do Natural

A relação que o olfato tem em atuar sobre a saúde mental

ARTIGOS JORNAL GAZETA

Aline Maliuk - Psicoaromaterapeuta Clínica. Perfumista. Pós graduada em Neuropsicologia

5/20/20252 min read

Terapeuta tratando mulher por meio de óleos essenciais e olfato
Terapeuta tratando mulher por meio de óleos essenciais e olfato

A saúde mental é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque nas conversas cotidianas, especialmente com o ritmo acelerado da vida moderna e os desafios emocionais que enfrentamos. Muitas vezes, procuramos soluções rápidas e medicamentosas para lidar com o estresse, a ansiedade e a depressão. No entanto, o que talvez poucos saibam é que existe uma ferramenta poderosa e natural ao nosso alcance, e ela mais perto do que imaginamos mas é frequentemente ignorado: o olfato.

O sentido do olfato, que geralmente é considerado algo secundário diante da visão e da audição, tem um impacto profundo sobre o nosso estado emocional e mental. O cheiro de algo que nos agrada pode imediatamente nos transportar para memórias agradáveis, despertando sensações de bem-estar e relaxamento. Já o aroma de uma flor, o cheiro de um café recém-feito ou até mesmo o ar fresco de uma manhã podem ativar no nosso cérebro áreas relacionadas ao prazer, à calma e ao conforto.

O olfato está diretamente ligado ao sistema límbico - região do cérebro responsável pelas nossas emoções. Isso significa que, ao inalarmos certos aromas, podemos literalmente alterar o nosso humor e, consequentemente atuar estrategicamente sobre a saúde mental e emocional. Alguns cheiros têm o poder de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, enquanto outros podem aumentar a produção de serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.

Logo, o olfato pode ser uma verdadeira ferramenta para cuidar da nossa saúde mental e emocional de forma natural e integral sem o uso de substâncias artificiais. Essa conexão entre o olfato e a saúde mental é tão poderosa que diversas práticas terapêuticas já incorporam os cheiros como parte essencial do tratamento. Nas sessões e consultas de aromaterapia são comuns conseguir alívio para o estresse diário. A simples prática de respirar profundamente e apreciar os aromas naturais ao nosso redor já pode ser um passo importante para o equilíbrio emocional e esta “alfebetização olfativa”.

Além disso, a tendência de incorporar o uso de plantas aromáticas em casa, como lavanda, alecrim ou manjericão, além de perfumar o ambiente, também pode trazer uma sensação de conexão com a natureza e bem-estar e realçar outros sentidos como o paladar. O simples ato de respirar profundamente e estar presente no momento, enquanto sentimos os aromas ao nosso redor, pode ser um verdadeiro remédio para a mente.

Em um mundo cada vez mais corrido, buscar formas naturais e simples de cuidar da saúde mental é essencial. O olfato, com sua capacidade de nos conectar com o presente e melhorar o nosso estado emocional, se apresenta como uma ferramenta acessível e eficaz. Incorporar essa prática no dia a dia seja de maneira estratégica pode ser o primeiro passo para um equilíbrio emocional mais saudável.

Se você busca uma forma mais natural de melhorar sua saúde mental venha conhecer o poder do olfato! Um abraço perfumado.