As emoções e o olfato
A relação que o olfato tem em criar a memória afetiva associada à memória olfativa.
ARTIGOS JORNAL GAZETA
Aline Maliuk
1/8/20252 min read


Já percebeu que às vezes você sente um cheiro, um perfume ou mesmo um aroma de café, de uma flor e isso te lembra de algo, alguém ou uma situação que você já passou?
Se sim você a cada episódio desses acessa a sua memória olfativa que está relacionada a sua memória afetiva, mas como assim, Aline?
Estudos mais aprofundados sobre o olfato nos levam a números que até bem pouco tempo dizia-se que o ser humano é capaz de sentir em torno de 10 mil cheiros, no entanto, por meio de pesquisas e experimentos realizados na universidade de Rockfeller em Nova York, mais recentemente chegou-se ao número de um trilhão. Sim, o ser humano pode detectar em média em torno de 1 trilhão de diferentes cheiros no decorrer da sua vida - isso é o mesmo que 1 seguido de doze zeros.
Mas será que armazenamos tudo isso de cheiros? Não! É neste contexto que entramos na memória olfativa e afetiva. Eu, como especialista do olfato te explico: só armazenamos um cheiro em nossa memória olfativa quanto existe uma emoção, seja boa ou ruim associada a esse cheiro. Sim! Pode ser um momento especial, uma viagem de férias na casa da vó ou qualquer outro acontecimento que se torna memorável por algum aspecto ou pelo impacto que nos causa e isso é atemporal.
Pode ter acontecido quando você tinha quatro, cinco anos de idade, essa informação foi gravada na sua memória (afetiva e olfativa) e hoje seja com 40 ou 60 anos de idade você é capaz de sentir um cheiro parecido ou igual e voltar no tempo e visitar as suas lembranças e ao fazer isso, você fortalece a capacidade de associação da sua memória e isto por si só é um exercício, inclusive que evita perda de memória. Que incrível, não é?
Este é um dos poderes do sentido da sobrevivência o olfato. E você quais cheiros específicos te lembram uma emoção, um acontecimento ou alguém? Busque na sua memória e você encontrará muitos, tenho certeza! Fazer este exercício e registrar/revisitar tais memórias além de te trazer grandes lembranças e emoções para o dia de hoje ajuda o seu cérebro e os caminhos que ele cria para associar os nossos sentidos fortalecendo o campo responsável pela memória como um todo. Independente da sua idade vamos lá, experimente, tire esses minutos para você fazer este exercício para a mente e fortalecer sua própria história e raízes.
Um abraço perfumado.
Este artigo foi publicado no Jornal Gazeta do Sul – RS em 15/01/2025