AROMATERAPIA CLÍNICA NO CONTROLE DA ANSIEDADE E SUAS FASES
Perfume natural Lanati de Aline Maliuk que controla crises de ansiedade e pânico.
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Aline Maliuk
10/21/20202 min read


Segundo a OMS o Brasil é o país “mais ansioso do mundo”. No processo terapêutico com as terapias integrativas: psicoaromaterapia, aromaterapia clínica e a geoterapia é possível distinguir que a raiz, da maioria das doenças físicas apresentadas, está ligada ao emocional e psicológico, como uma coletânea de acontecimentos que envolvem estas pessoas que se afogam em um mar de fragilidades, inseguranças e baixa autoestima que moram dentro de si. O uso das plantas bioativas em sua forma mais plena e concentrada – os óleos essenciais – são capazes, quando utilizados como ferramenta terapêutica, de modificar, atenuar e sarar feridas emocionais proporcionando autoconhecimento, para que a pessoa reconheça seus pontos os reais motivos inconscientes que desembocam em uma compulsão alimentar, coceiras pelo corpo, psoríases, falta de amor-próprio, falta de e vitalidade entre outros.
As mulheres, são as mais atingidas por estes transtornos e suas consequências devastadoras, cada vez mais cedo e por diferentes motivos. Foram observados vários sintomas em comum; embora as causas sejam diferentes e que igualmente precisaram ser tratadas, de forma diferenciada.
O objetivo do trabalho desenvolvido com cada paciente em consulta e por meio de acompanhamentos, num universo de 98 pessoas, sendo 86% de mulheres em diferentes faixas etárias (de 15 a 55 anos) se deu no decorrer de 3 (três) anos e a base geral é tanto estimular o autoconhecimento não só sobre os efeitos da TAG, mas nas causas geradoras acumuladas e registradas no inconsciente, a fim de ativar a autonomia para controle, começando pela respiração.
Consegue-se este tipo de ação por meio da inalação de óleos essenciais específicos para cada necessidade apresentada, onde ao atingirem o sistema límbico passam a atuar na modulação de neurotransmissores a agirem como agentes circulante dentro do organismo; e também por uso tópico por meio de cosméticos naturais personalizados e da geoterapia associada à aromaterapia, com objetivos específicos e previsibilidade terapêutica.
Sendo assim, 74% dessas mulheres estão com sua ansiedade controlada sabendo como (re)agir em uma crise, 21% estão no processo de controle e 5% ainda estão em fase de constantes recomeços precisando de maior amadurecimento emocional – em processo. Medicações ansiolíticas e para insônia vem sendo diminuídas e/ ou retiradas pelos médicos que acompanham estes pacientes.
Palavras chave: ansiedade, autoconhecimento, sistema límbico.
Título completo do artigo: AROMATERAPIA CLÍNICA NO CONTROLE DA ANSIEDADE E SUAS FASES E NA IMERSÃO EM AUTOCONHECIMENTO E REAJUSTE DE PERSPECTIVAS
Este artigo foi apresentado no Seminário de Plantas Bioativas epode ser acessado nos anais do Seminário ao clicar no link: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.upf.br/_uploads/Conteudo/seminario-plantas-bioativas/Anais%20-%20A%20arte%20de%20cuidar%20da%20vida%20com%20homeopatia%20e%20as%20plantas%20bioativas%20(pagina%C3%A7%C3%A3o%20simples).pdf - páginas 61 e 62