A arte de dormir bem
Dormir mal abrevia a vida e a qualidade da saúde.
ARTIGOS JORNAL GAZETA
Aline Maliuk
12/5/20242 min read
A função principal do sono é reparar tanto o cérebro quanto o corpo, restaurar as funções vitais e níveis de energia além de equilibrar a ação dos hormônios e vários neurotransmissores. Não ter um sono adequado é o mesmo que viver menos apontam muitos estudos.
Considerando que 72% da população brasileira sofre de insônia ou algum distúrbio relacionado ao sono, dados revelados pela Fiocruz em 2023, dormir bem se torna uma verdadeira arte.
Mas porque estes distúrbios do sono acontecem? A resposta a esta pergunta engloba múltiplos fatores que podem ser agrupados em: fatores externos: ambientes estressantes, relacionamentos conturbados, perda de emprego ou mesmo empregos com horas excessivas, jetlag para quem viaja com frequência, exercícios em horários inapropriados que se chocam com funcionamento de outros órgãos do corpo, condições ruins do ambiente de dormir como claridade, ruídos entre outros. E o grupo dos fatores internos: estresse agudo ou crônico, ansiedades, depressão, sentimentos de culpa, mágoas entre muitas outras situações de envolvem tanto a saúde mental como a saúde emocional que, neste caso, precisam ser analisadas as questões particulares de cada pessoa e não podemos deixar de citar também a alimentação inadequada, o consumo de bebida alcoólica ou cafeína em horários e quantidades inapropriadas.
Mas como saber se minha qualidade do sono está boa? O mais importante é perceber como você acorda! Caso se senta bem, com disposição e energia duráveis e verdadeiras sem o auxílio de nenhuma substância para isso seu sono tem sido reparador. Mas se não é este o caso - se você dorme e ainda se sente exausto pela manhã ou anda sem disposição e entusiasmo pela vida, se tem alguma tipo de queda de energia no meio da manhã ou pós-almoço de forma intensa é necessário reavaliar a atenção que tem dado ao ciclo do sono, mesmo ao menor sinal destes sintomas é preciso entender o que está acontecendo.
A boa notícia é que é possível por meio de ajustes na ingestão de alimentos, algumas substituições de itens na decoração do quarto de dormir conseguir criar uma rotina do sono e fazer a higiene apropriada deste ciclo tão importante. Também existe a possibilidade de desenvolver formas de cuidado e o despertar dos sentidos de maneira personalizada e natural que irá equilibrar aos poucos as questões de saúde mental e emocional com o objetivo maior de trazer leveza e bem estar para sua vida e permitir de uma vez por todas que você regule seu precioso sono e desfrute de seguidos de dias de pura energia e disposição. O quê você acha de dar o primeiro passo nesta direção? Inclusive este reajuste e equilíbrio emocional pode ser feito com a perfumaria terapêutica. Sim com perfumes funcionais, naturais e exclusivos que eu desenvolvi para este fim. Quer saber mais?
Este artigo foi publicado no Jornal Gazeta do Sul – RS em 13.08.2024